Publicidade

noticias

5 dicas para fazer faculdade nos Estados Unidos

Formação universitária nos Estados Unidos tem sido muito procurada, mas ainda restam muitas dúvidas quanto às formas de seguir esse sonho

| Da Redação -

Prédio da Harvard (Foto: Letícia Schwartz)

Prédio da Harvard (Foto: Letícia Schwartz)
O relatório "Open Doors" (Portas Abertas, em tradução livre) registrou um aumento na busca de formação universitária nos Estados Unidos. O número de brasileiros cursando graduação ou pós no país subiu 7,6% entre 2022 e 2023, em comparação ao período anterior. No total, são 16.025 alunos do Brasil em instituições norte-americanas.

A brasileira Letícia Schwartz é uma das histórias de quem conseguiu ingressar no ensino superior estadunidense. Sua performance se destacou e ela chegou a ser premiada pela excelência acadêmica

Letícia em sua formatura (Foto: Letícia Schwartz)
Letícia em sua formatura (Foto: Letícia Schwartz)

Ciente das dificuldades desse processo, partindo do momento de ingresso até a formatura, ela se tornou consultora na área, chegando a abrir sua própria consultoria: Greenwich College Prep. Se você quer fazer graduação ou pós nos Estados Unidos, veja as dicas que a brasileira tem para passar:

LEIA MAIS
Curso de medicina da Unifran é o melhor do Brasil, segundo o MEC
Como se preparar para o vestibular em apenas um semestre

5 DICAS PARA FAZER FACULDADE NOS ESTADOS UNIDOS 

Segundo Letícia Schwartz, é importante ter em vista o seguinte:  

1. Aplicações para ser admitido: A aplicação é a etapa mais relevante e nela deverá estar refletido o desempenho do aluno - não só acadêmico, mas também social, sendo consideradas as relações familiares e com a comunidade. O perfil competitivo do aluno se constrói a partir de muitos elementos, alguns deles: 

  • Redação
  • Carta de recomendação 
  • Atividades Extracurriculares 
  • Boletim   

2. Universidades desconhecidas, mas excelentes: Para além das chamadas "Ivy Leagues", que formam o pacote de oito grandes universidades estadunidenses (Brown, Columbia, Cornell, Dartmouth, Harvard, Pennsylvania, Princeton e Yale), há muitas altamente conceituadas, com excelentes níveis acadêmicos e oportunidades de trabalho. Sejam de caráter privado ou público, há muitas opções que podem ser exploradas, algumas são:

  • Virginia University 
  • Florida University 
  • USC University 
  • Boston College  

3. Brasileiros são visados: Universidades americanas têm interesse em alunos brasileiros, dada a reputação de alguns deles no país. O número de ingressantes de outros países aumenta, uma vez que eles prezam pela pluralidade e diversidade nos campi. 

4. Variação das mensalidades: Anualmente, as mensalidades das universidades americanas variam entre 2 e 3%, mas calma! Muitas delas possuem recursos financeiros que investem em "grandes talentos", a partir da oferta de bolsas parciais ou integrais. Algumas características que eles observam nos alunos são:

  • Veia empresarial 
  • Boas notas 
  • Talentos artísticos 
  • Habilidades esportivas 

5. Estudo do Inglês: Estudar e praticar a língua diariamente para desenvolver a fluência é um ponto importante. Quebrar a barreira do idioma ajuda tanto na vida acadêmica quanto social. Além disso, busque estudar a cultura e os costumes do lugar para onde vai.

*Por Janaína Boaventura sob supervisão de Marcos Andrade

LEIA TAMBÉM
Prova de Habilidades Específicas no vestibular: saiba como funciona


Publicidade

Últimas Notícias

Google e CIEE abrem 60 mil bolsas para cursos de tecnologia
Lives abordam mercado de trabalho em Gestão e Tecnologia
Centro Paula Souza oferece cursos online em diversas áreas
Startup oferece curso online e gratuito sobre empatia
Evento online do Senac debate novas tendências do mercado
Cinco profissões em alta para atuar no setor de eventos
Azul anuncia 40 vagas para Programa de Estágio 2022

Publicidade

Publicidade

Publicidade