Publicidade

Conteúdo Patrocinado

PUC Campinas
  •  

Vestibular de Inverno da PUC-Campinas tem inscrições abertas

Com excelência nas mais diversas áreas de ensino, a Universidade traz tradição no ensino e currículo atual para uma formação completa


Divulgação: Puc-Campinas
 

A PUC-Campinas está com inscrições abertas para mais de 60 cursos no Vestibular de Inverno 2023. O prazo vai até o dia 12 de julho. Entre as opções para os candidatos, estão os cursos que fazem parte da Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais, que é formada por nove faculdades e que, alinhadas aos valores e a missão da Universidade, visam a formação do cidadão, do profissional competente e com consciência crítica, para contribuir na edificação de uma sociedade justa e solidária. 

As atividades de ensino, pesquisa e extensão da PUC-Campinas estão agrupadas conforme a área do conhecimento a que pertencem. Cada grupo recebe o nome de Escola e assume responsabilidades determinadas pelo estatuto da Universidade. Dentre as opções de Graduação estão cursos tradicionais, reconhecidos pela sua qualidade de ensino, formação profissional e humana, como Educação Física, Direito, Ciências Sociais e Teologia. 

Os cursos ficam sediados no Campus I da Universidade e oferecem estrutura completa para que os estudantes desenvolvam as competências da maneira mais completa possível, com corpo docente atualizado e capacitado, com ampla vivência no mercado.

 "De nossas salas de aula, participaram alunos que hoje são competentes agentes de transformação, tais como Juízes, desembargadores, padres, bispos, professores e pesquisadores, entre outros. Conjugamos, com esta linda tradição, o olhar atento com as mais promissoras práticas educacionais, visando fornecer aos nossos ingressos um brilhante futuro profissional. Todo esse patrimônio, que liga o passado e o futuro, nos dá a alegria de poder dizer, a qualquer interessado, que venha estudar conosco", explica o Decano da Escola, o Prof. Dr. Pe. Adriano Broleze. 

Faculdade de Biblioteconomia

O curso de Biblioteconomia propõe-se a formar o bacharel em Biblioteconomia, para atuar como gestor de unidades de informação e como gestor de informação. O profissional bibliotecário está apto a exercer suas funções na perspectiva de gestor de unidades de informação, cujas competências e habilidades compreendem o planejamento, a implantação e o gerenciamento de unidades de informação, bem como o apoio à produção e à comunicação da informação, a organização da informação, e o desenvolvimento de produtos, recursos e serviços de informação, de modo a facilitar o aperfeiçoamento cultural, social, educacional e científico-tecnológico do público a que se destinam.

Faculdade de Ciências Sociais

A Faculdade oferece duas opções: o Bacharelado habilita o profissional a atuar na investigação e análises dos processos de transformação social, contribuindo para a compreensão crítica da sociedade. Como bacharel em Ciências Sociais, que abrange sociologia, antropologia e ciência política, o egresso pode exercer sua profissão em partidos políticos, sindicatos, órgão públicos e privados ou organizações não governamentais. A Licenciatura visa propiciar uma formação de profissional para atuar no ensino da Sociologia, como, também, na investigação e análise dos processos de transformação social. 

Faculdade de Direito 

O Curso de Direito da PUC-Campinas propõe-se a uma formação jurídica multidimensional, interagindo ensino, pesquisa e extensão, tendo sempre presentes os problemas sociais regionais, nacionais e internacionais. Almeja-se a formação de bacharéis em Direito plenamente aptos ao exercício das diferentes carreiras jurídicas, essenciais à realização da Justiça (advogados, promotores, juízes, defensores públicos, procuradores, delegados de polícia, etc.).

Faculdade de Educação

O curso de Pedagogia da PUC-Campinas possui identidade própria no que se refere à formação de professores para atuação na Educação Básica fortalecendo a concepção de educação como processo emancipatório e permanente. Enfatiza o reconhecimento da especificidade do trabalho docente que conduz à práxis como expressão da articulação entre teoria e prática e à exigência de considerar a realidade dos ambientes das instituições educativas da Educação Básica e da profissão docente. Busca, na organização e caracterização da formação pedagógica, uma concepção coerente com o que definem as Diretrizes Curriculares de Formação Inicial em Nível Superior de Professores. 

O curso está estruturado em 8 períodos e o currículo é organizado a partir de três grandes núcleos: (1) O Núcleo de Estudos de Formação Geral das Áreas Específicas e Interdisciplinares e do Campo Educacional, seus fundamentos e metodologias, e das diversas realidades educacionais; (2) O Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos das áreas de atuação profissional, incluindo os conteúdos específicos e pedagógicos, em sintonia com os sistemas de ensino, atendendo às demandas sociais; (3) O Núcleo de Estudos Integradores para o enriquecimento curricular. Essa organização prevê a interdisciplinaridade dos conteúdos específicos das diferentes áreas de conhecimento, relacionando-os diretamente à docência, aos fundamentos e metodologias. Além disso, estuda os fundamentos da educação, resguarda a formação na área de políticas públicas e gestão da educação, os direitos humanos, a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional. Contempla, ainda, a Língua Brasileira de Sinais (Libras), a educação especial e os direitos educacionais de adolescentes e jovens. 

Faculdade de Educação Física

O Curso oferece duas opções: a Licenciatura tem como objeto de estudo a docência em Educação Física no Ensino Básico, nos diferentes âmbitos do conhecimento profissional do professor, tais como: cultura geral e profissional; conhecimentos sobre criança, jovens e adultos; sobre a dimensão cultural, social, econômica, política e ética da educação; conteúdos das áreas de ensino; conhecimento didático-pedagógico; conhecimento advindo da experiência, âmbitos esses que estão intimamente relacionados entre si. O Bacharelado tem como objeto de estudo e de aplicação o movimento humano nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, da dança, nas perspectivas da prevenção de problemas de agravo da saúde, promoção, proteção e reabilitação da saúde, da formação cultural, da educação e da reeducação motora, do rendimento físico-esportivo, do lazer, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas. 

Faculdade de Filosofia 

O Curso de Licenciatura habilita o profissional ao magistério da Filosofia na Educação Básica pela aquisição de conhecimentos pedagógicos, domínio das competências e habilidades que o capacitem a produzir e transmitir os conteúdos acadêmicos com uma didática filosófica própria para o ensino. 

Faculdade de História

A Faculdade de História oferece duas opções: o Bacharelado prepara o profissional para o exercício da pesquisa na área de história, podendo ainda atuar nas áreas de preservação do patrimônio histórico, de turismo, das comunicações, das intervenções urbanísticas e como agente de preservação da memória nos órgãos públicos e privados. A Licenciatura prepara o profissional para o exercício do magistério no ensino fundamental, médio e profissionalizante, bem como para o exercício da pesquisa básica na área de história. Habilita o aluno ao domínio das competências e habilidades que o capacitem a produzir e transmitir os conteúdos acadêmicos com uma didática própria para o ensino. 

Faculdade de Serviço Social 

Proporcionar ao aluno de Serviço Social uma formação que contenha: 1) conhecimentos teórico-críticos diante da realidade, de modo a explicitar seus fundamentos históricos e teórico-metodológicos; as novas configurações da questão social; a lógica de suas determinações; a inserção do Serviço Social na realidade social, de modo a explicitar suas demandas e respostas profissionais; 2) conhecimentos teórico-operativos capazes de configurar os espaços ocupacionais e as respostas profissionais, frente às demandas, bem como as estratégias de ação, os procedimentos teórico-metodológicos, o instrumental técnico e as práticas específicas; 3) conhecimentos ético-políticos que permitam a compreensão da dimensão ética da realidade social e da profissão, configurando o "dever ser" do assistente social. O assistente social trabalha em Políticas Sociais em diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, em organizações privadas e no terceiro setor; presta orientação a indivíduos, grupos e famílias sobre acesso a bens e serviços; elabora, executa e avalia políticas, benefícios; assessora órgãos, empresas e movimentos sociais. 

Faculdade de Teologia

Trata-se de um Curso que trabalha a partir da perspectiva do diálogo Deus - Ser Humano, ambos situados historicamente. É um Curso sistemático, enquanto apresenta uma visão panorâmica da Teologia e a aprendizagem de seu método. É a articulação da vida humana com a realidade histórica a partir da fé. Busca definir as mediações entre a fé e a realidade.
O estudo teológico, portanto, visa a um engajamento crítico pela reflexão e ação do aluno e a ativação de sua sensibilidade, criatividade e responsabilidade em relação aos problemas atuais. 

PÓS-GRADUAÇÃO

A Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais da PUC-Campinas também oferece três opções de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu: em Educação, em Ciências Sociais e em Direito, com diversas opções de especialização nas mesmas áreas. 

INSCREVA-SE JÁ 

O Vestibular de Inverno 2023 tem inscrições abertas até o dia 12 de junho, mas os candidatos podem obter descontos se as fizerem de forma antecipada. 

Clique aqui para se inscrever e acessar o manual do candidato! 

O primeiro de inscrições já foi finalizado. O segundo período vai de 9 a 29/5 com valor de R$ 108,00 (10% de desconto). O terceiro período será de 30/5 a 12/6 por R$ 120,00 (sem desconto).
Candidatos com deficiência ou com necessidades de condições especiais para a realização das provas devem providenciar os documentos que serão enviados no ato da inscrição. A relação também está disponível na página do Vestibular no site da Universidade. 

A divulgação do cartão de confirmação de inscrição com o local de prova será dia 19/6/2023 após as 16 horas. Para o curso de Arquitetura e Urbanismo a prova geral e prova específica será dia 25/6/2023 (domingo) das 13h às 18h. Para os demais cursos a prova geral será também 25/6/2023 (domingo), mas das 13h às 17h. 

A divulgação dos resultados será dia 5/7/2023 após as 16 horas. O período de matrícula para os candidatos convocados será de 5 a 7/7/2023. A primeira chamada de lista de espera está prevista para 10/7/2023, com a matrícula para os candidatos convocados de lista de espera de 10 a 12/7/2023.


Publicidade

Outros Conteúdos

A Faculdade São Leopoldo Mandic Araras abre inscrições para o Vestibular 2023
Inscrições para o Vestibular de Medicina da Mandic Araras terminam em 29 de maio
Por que estudar medicina na Faculdade São Leopoldo Mandic Araras?
Vestibular de Medicina São Leopoldo Mandic Araras 2023
Politécnica da PUC-Campinas reúne 18 cursos de graduação

Publicidade